"Poderíamos solucionar muitos dos problemas de delinqüência e criminalidade, se pudéssemos mudar o meio em que foram criados os transgressores." (Skinner 1948, p. 11)

terça-feira, 16 de março de 2010

O Pequeno Príncipe


"- Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou tranformar-se em gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem - ele ou eu - estaria errado?
- Vós, respondeu com firmeza o principezinho.
- Exato. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar, replicou o rei."

Le Petit Prince, conhecido no Brasil como "O Pequeno Príncipe", é um romance de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943 nos Estados Unidos. É citado como o livro francês mais vendido do mundo, traduzido em pelo menos 160 idiomas. É um livro "infantil-para-adultos" que nos mostra a inversão dos valores, os equívocos que cometemos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Enfiamos a cabeça em nossas preocupações diárias e, ao assumir a postura definitiva de adultos, sepultamos para sempre a criança que fomos. (Disponível no Blog da Marli)

Um comentário:

  1. Olá Juliana, estava passando por aqui e...parei. Que blog legal o teu! Sabes, gosto muito de Saint Exupèry e o Pequeno Principe foi minha bíblia quando adolescente. A-do-ro. Já fiz uma postagem sobre ele e ainda pretendo fazer outras. Que bom que vc também gosta. Passe nesse endereço e de uma olhadinha, acho que vais gostar, pois nossas postagens se complementam. http://marliborges.blogspot.com/2009/11/o-pequeno-principe.html
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir